Curso
de Especialização em:Gestão Escolar e temas contemporâneos
Ministrado
pela UFT
Disciplina:
Estado e Políticas Públicas
Prof
Dr. Adão Francisco de Oliveira
Cursista:
Geysson Flávio
Data:
02/04/2012
Reflexão
sobre Estado e Políticas Pública na perspectiva educacional
Refletir
sobre Estado e Políticas Públicas não é uma das atividades das mais simples,
principalmente quando essa reflexão busca a visualização desses dois
instrumento no campo educacional.
Segundo Karl Max, o Estado tem sua origem nas
desigualdades sociais. Portanto fica demonstrado que é da responsabilidade de
quem o governa a diminuição das mesmas. Dessa forma os problemas que ocorrem na
educação só poderão ser resolvidos com ações responsáveis e planejadas as quais
devem objetivar um crescimento sério da educação do país e não apenas a solução
de problemas pontuais.
Lendo um pouco mais sobre Max encontramos a separação da
sociedade, onde ele as classifica em civil e política. A “segunda seria um
grupo social especializado, cuja função seria “identificar” e “gerir” os
interesses gerais”. A esse pensamento nos remete a afirmação que identificar e
gerir as faltas e ações governamentais é a principal função dos setores
organizados em uma sociedade.
Tais ações devem ser resolvidas através de políticas
públicas bem definidas. Essas por sua vez apresentam a seguinte definição na
visão do professor Carlos José Morin filho “ Expressão da postura do poder
publico em face dos problemas e dos diferentes atores que compõem o cenário e
sua intenção de dar respostas afeiçoadas ao papel do Estado na sua relação com
a sociedade”.
Porém para que essa postura, bem como suas intenções
sejam executadas em prol das necessidades e coletivas da sociedade política é
necessário que as mesmas sejam elaboradas com planejamento, que tenham seu
orçamento bem feito e distribuído e que sua execução seja supervisionadas pelos
grupos interessados em sua realização.
Contudo mesmo quando isso ocorre em sua plena perfeição
elas ainda assim não conseguem atingir o objetivo para qual foi proposta, tendo
que sofrer alterações ao longo do processo.
Infelizmente o que vemos em nosso cotidiano é uma série
de políticas públicas mal aplicadas o que faz com que os governos sejam
criticados pela ausência das mesmas. A isso Azevedo (2003, p 38) faz a seguinte
citação sobre políticas públicas “ Políticas Públicas é tudo o que um governo
faz e deixa de fazer, com todos os impactos de suas ações e de suas omissões.”
Sendo assim a definição acima deixa claro que em tudo
temos a presença do Estado mesmo no que nos parece a sua completa ausência.
Dessa maneira os governos são julgados não só por suas intenções e postura como
definido mais a frente, bem como pelo que ele faz e deixa de fazer.
Podemos citar a educação como um exemplo bastante claro
desse fato positivo ou negativo dessas políticas: Prouni, bolsa escola,
programas de aceleração idade/série, informatização das escolas, etc.
Os exemplos das
políticas citados foram elaborados para que houvesse uma melhoria gradativa na
educação todos apresentam falhas e questionamento por parte dos setores
envolvidos com tudo, o surgimento da globalização e a pressão mundial por maior
eficiência no trato educacional, juntamente com a necessidade de se ter uma
nação mais preparada educacionalmente a qual pudesse absorver as demandas geradas pelas grandes potência
mundiais, fez com que os governos criassem políticas públicas educacionais mal
elaboras com execuções deficitárias em vários locais, gerando com isso o
colapso das mesmas.
A certeza de que somente com políticas públicas
educacionais as quais comtemple as funções de: planejamento, orçamento e
execução em seu conceito pleno é a única forma de garantir ao setor as quais
foram destinadas seu pleno êxito e isso só será possível quando esse setor estiver
organizado deforma a realizar exatamente o seu papel dentro do processo, o de
fiscalizador.
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